Poderá ser útil o uso do log4j para receber as mensagens de log do VRaptor quando estiver carregando e executando a aplicação web. VRaptor usa o log4j para mostrar informações sobre componentes, parâmetros, lógicas, interceptadores etc que pode ajudar a depurar a aplicação.
VRaptor tem suporte para todos os níveis do log4j: TRACE, DEBUG, INFO, WARN, ERROR e FATAL.
Para habilitar o log4j você deve colocar o jar log4j-1.2.12.jar (ou uma versão mais nova) na pasta WEB-INF/lib (se estiver com dúvidas sobre a estrutura de diretórios da aplicação web, por favor baixa o blank-project que vem preconfigurado).
Você também deve criar o arquivo log4j.xml e adicionar no seu classpath da aplicação.
O conteúdo é:
<log4j:configuration> <appender name="stdout" class="org.apache.log4j.ConsoleAppender"> <layout class="org.apache.log4j.PatternLayout"> <param name="ConversionPattern" value="%d{HH:mm:ss,SSS} %5p [%-20c{1}] %m%n"/> </layout> </appender> <category name="org.vraptor"> <priority value="TRACE"/> <appender-ref ref="stdout"/> </category> </log4j:configuration>
Isso já é o suficiente para configurar. Você habilitou o nível TRACE do log4j para todos os sub-pacotes do org.vraptor e receberá todas as possíveis mensagens do VRaptor.
Para usar um nível de log diferente (talvez o nível TRACE tenha informações demais) altera o priority value no arquivo log4j.xml.
Por exemplo, se você usa priority value="INFO", você receberá todas as mensagens dos níveis info, warn, error e fatal. Qualquer mensagem do nível trace ou debug será omitida.